quarta-feira, 15 de outubro de 2014


MULHER



           
       O que seria de nós sem as mulheres? Todos já sabem que nós não vivemos sem uma mulher, mas uma mulher vive sem nós.... Como assim????
       A resposta é simples... Quem nos deu a luz... Um homem??? Não.. Uma Mulher..
    Mulher, é o ser mais forte do mundo, é uma guerreira nata, que conquistou tudo e muito mais.
       As mulheres tem a capacidade de trabalhar forá, e ainda cuidar do lar, são pessoas que não se contentam com pouco, são seres que ergueram a voz, e foram a luta, e conquistaram a Liberdade.
       Mas é possivel ver ainda o machismo, homens que não aceitam ser passados por elas, que não aceitam ver elas conquistando os gargos deles e ainda mais ganhando o mesmo salario que eles se não mais, não aceitam  que elas sejam melhores.
       E pior ainda é ver como as mulheres ainda são desrespeitadas, em pleno seculo XXI, mas e se os homens fossem desrespeitados assim como as mulheres são, será que seria interessante?
     



       Não, com certeza não, pois ninguém merece ser desrespeitado, o respeito deve estar sempre em 1° lugar, pois a igualdade é para todos.

             Batismo de Sangue

       O filme Batismo de Sangue é uma abreviatura da historia da Ditadura Militar no Brasil.         

          Sendo ele um filme "forte" pois mostra como eram feitas as torturas aos manifestantes, é bom visualizar que no decorrer do filme, mostra varias partes que estão ligados a outros acontecimentos dentro da ditadura e que são mostrados em outros filmes, o mesmo relata como era a vida dos manifestantes.

       O que me chamou mais atenção era de como ficavam as pessoas após as torturas, e ainda mais, como funcionava o sistema de "interrogação" e de "julgamento"dos acusados.

       De fato um filme bom de assistir, e um filme ótimo para se passar em aula, pois com um filme deste não é nem preciso passar resumos e outras coisas a mais, sobre a ditadura pois o mesmo já relata muito bem como tudo acontece.

       Sendo este o meu pequeno resumo sobre o filme "Batismo de Sangue".


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

  


                          APRENDER A VIVER

" Adquiri, ao longo dos anos, a convicção de que para todo o indivíduo, inclusive para os que não veem como uma vocação, é valioso estudar ao menos um pouco de filosofia, nem que seja por dois motivos bem simples.

O primeiro é que, sem ela, nada podemos compreender do mundo em que vivemos. É uma formação das mais esclarecedoras, mais ainda do que a das ciências históricas. Por quê? simplesmente porque a quase totalidade de nossos pensamentos, de nossas convicções, e também de nossos valores, se inscreve, sem que saibamos, nas grandes visões do mundo já elaboradas e estruturadas ao longo da história das idéias. É indispensável compreende-las para apreender sua lógica, seu alcance e suas implicações...[...]
Além do que ganha em compreensão, conhecimento de si e dos outros por intermédio das grandes obras da tradição, é preciso saber que elas podem simplesmente ajudar a viver melhor mais livremente. [...]
Aprender a viver, aprender a não temer em vão diferentes faces da morte, ou simplesmente, a superar a banalidade da vida cotidiana, o tédio, o tempo que passa, já era o principal objetivo das escolas da Antiguidade grega. A mensagem delas merece ser ouvida, pois, diferentemente do que acontece na história das ciências, as filosofias do passado ainda nos falam. Eis um ponto importante que por si só merece reflexão.
quando uma teoria científica se revela falsa, quando é refutada por outra visivelmente mais verdadeira, cai em desuso e não interessa a mais ninguém- à exceção de alguns eruditos. As grandes respostas filosóficas dadas desde os primórdios à interrogação sobre como se aprende a viver continuam, ao contrario, presentes. Desse ponto de vista seria preferível comparar a história da filosofia com a das artes, e não com a das ciências: assim como as obras de Braque e Kandinsk não são 'mais belas' do que de Vermeer ou Manet, as reflexões de Kant ou Nietzsche sobre o sentido ou não sentido da vida não são superiores- nem, alias, inferiores- ás de Epiteto, Epicuro ou Buda. Nelas existem proposições de vida, atitudes em face da existência, que continuam a se dirigir a nós atrvés dos séculos e que nada pode tornar obsopletas. As teorias científicas de Ptolomeu ou Descartes estão radicalmente 'ultrapassadas' e não tem outro interesse se não histórico, ao passo que ainda podemos absorver as sabedorias antigas, assim como podemos gostar de umtemplo grego ou de uma caligrafia chinesa, mesmo vivendo em pleno século XXI."

FERRY, Luc.Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: objetiva, 2007.p.15-17




 Perguntas:

1- Dois motivos pelos quais se deve aprender um pouco sobre filosofia?

"O primeiro é que, sem ela, nada podemos compreender do mundo em que vivemos.
É uma formação das mais esclarecedoras, mais ainda do que a das ciências históricas.
Além do que ganha em compreensão, conhecimento de si e dos outros por intermédio das grandes obras da tradição, é preciso saber que elas podem simplesmente ajudar a viver melhor mais livremente. [...]"


2- Em que sentido estudar a história da filosofia é diferente de estudar a historia da ciência?

"É uma formação das mais esclarecedoras, mais ainda do que a das ciências históricas. Por quê? simplesmente porque a quase totalidade de nossos pensamentos, de nossas convicções, e também de nossos valores, se inscreve, sem que saibamos, nas grandes visões do mundo já elaboradas e estruturadas ao longo da história das idéias. É indispensável compreende-las para apreender sua lógica, seu alcance e suas implicações...[...]"

"Quando uma teoria científica se revela falsa, quando é refutada por outra visivelmente mais verdadeira, cai em desuso e não interessa a mais ninguém- à exceção de alguns eruditos. As grandes respostas filosóficas dadas desde os primórdios à interrogação sobre como se aprende a viver continuam, ao contrario, presentes."

3- Por que é valido comparar a historia da filosofia da arte?

"Desse ponto de vista seria preferível comparar a história da filosofia com a das artes, e não com a das ciências: assim como as obras de Braque e Kandinsk não são 'mais belas' do que de Vermeer ou Manet, as reflexões de Kant ou Nietzsche sobre o sentido ou não sentido da vida não são superiores- nem, alias, inferiores- ás de Epiteto, Epicuro ou Buda. Nelas existem proposições de vida, atitudes em face da existência, que continuam a se dirigir a nós através dos séculos e que nada pode tornar obsoletas."

^_^     :-)    ^_^  

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Semana Farropilha

" Mate quente ou mate gelado
Chimarrão ou então tererê
Os costumes vão sendo mesclados
Num País com sotaque de tchê"

Que nossos costumes jamais sejam perdidos.
E um chima pra esquentar um pouco.





segunda-feira, 8 de setembro de 2014


       Copa Do Mundo 2014

       Como todos já sabemos, a copa do mundo de 2014, foi realizada no Brasil, mesmo com tantas pessoas sendo contra.
       Parei e pensei..."Porque tanta indignação com a copa?". Pergunta fácil de responder né.
       A copa veio, e com ela veio gastos que nós população brasileira vamos ter que pagar, gastos enormes, maiores do que previstos, dinheiro "investido" em estádios, mas e como ficam os hospitais as escolas.
      O governo brasileiro esta apenas brincando com nós, estão nos usando para ganharem dinheiro as nossas custas, o governo esta vendando os olhos para nós.
       E se a metade desse dinheiro "investido" na copa fosse direcionado para a saúde a educação, para projetos contra a fome, eu aposto que muita coisa teria melhorado, mas como disse o "nosso amigo" Ronaldo Fenômeno, copa se faz com estádios e não com hospitais, fala infeliz a dele.
       E a fome???? Para a fome o governo fala que tem projetos, mas onde estão esses projetos quando o povo mais precisa??? É possível ver a fome em todos os cantos desse BRASIL, mas tem uma reportagem que de fato deixa todos revoltados, reportagem feita com a Dona Maria de Nazaré:
"O que mais dói dona maria?
O que mais dói é a fome meu filho"
       Hei governo,  cadê você quando o povo mais precisa?? Só não esqueçam, um dia o povo pode acordar.

"O que mais dói é a fome, eu só queria um lar pra morar, nesse Brasil tão grande, nesse Brasil tão cheio de riquezas" Frase dita em uma apresentação por Letícia Cardoso (eu).


A baixo tem os links sobre o que o Ronaldo Fenômeno diz e a reportagem com dona Maria.

http://youtu.be/Onsnu7HpwrQ

http://youtu.be/NM_mQu7VABo

sexta-feira, 15 de agosto de 2014


                                                   Requiem Para Um Sonho

       O filme “Réquiem Para um Sonho” é um filme que mostra a realidade de pessoas usuárias em nossa sociedade.
       O filme relata a vida de quatro pessoas normais com seus sonhos e anseios, mas que irá modifica-los para sempre: com a dependência as drogas.
       O mesmo mostra a falta de noção que os personagens tinham sobre os perigos que a dependência química trazia sobre suas vidas.
       É relatado o uso das drogas, seus prejuízos, como afeta a família, pois todo aquele que entra para o mundo das drogas esta colocando não apenas sua vida em risco, mas também a vida de seus familiares que na maioria das vezes fazem de tudo para que o usuário saia da dependência das drogas.
       Relata também o estado em que os usuários ficam quando se encontram em estado de êxtase e também como agem se ficam muito tempo sem o consumo.
       Realmente este filme nos traz a realidade de todos aqueles que entram para esse mundo e fazem de sua vida uma verdadeira loucura em que todos já sabemos o final, o mesmo também é como uma forma de aviso para mostrar que o vicio não nos leva a nada.  


quinta-feira, 17 de julho de 2014



Depoimento de quem vive do sexo.

 Fugi de casa, aos 10 anos, não aguentava mais ter que aceitar os carinhos do meu padrasto. Minha mãe sabia o que ele fazia comigo todos os dias no banheiro quando chegava do serviço. Mas, ele trazia droga pra ela, então ela falava: Fia, vai tomar banho com seu pai! Lá, ele fazia de tudo comigo, tinha dia que colocava atrás e doía muito. Prefiro ficar na rua, aqui os homens me pagam e se eu for boazinha nem me batem." ( *******, 14 anos)

http://cucasuperlegal.blogspot.com.br/2009/04/prostituicao-infantil-as-filhas-da.html

Influencia da Mídia e Sexualidade.

Ha quem diga que a midia não influencia em nada na vida de quem assiste, novelas, minisséries, entre outras programações que passam na tv. 
Mas eu discordo totalmente, pois a tv influencia e muito a vida de quem assiste, e é possível ver essas influencias estampadas em com as pessoas se vestem, falam, e até mesmo em algumas atitudes das pessoas. Pois até hoje quem não viu a roupa de algum artista e achou lindo e quis imediatamente comprar igual, não somente roupa, mas também objetos, brincos, pulseiras, eu falo isso pois já aconteceu comigo, não vou negar. Ou quem nunca ouviu falar por ae o famoso clichê "Eu devo ter jogado pedra na cruz", são pequenos detalhes quem nem percebemos que estão cada vez mais presentes em nossas vidas, que sem perceber vamos engolindo a força.
Mas a mídia esta influenciando a nossa sociedade de outra forma que na qual eu acho que esta passando um pouco dos limites, acho que nem é preciso falar muito, pois só de lembrar do famoso beijo gay que passou na tv. Não tenho preconceito algum só que acho que certas coisas não precisariam ser tão expostas assim, pois o que me deixa mais indignada é saber que as crianças vão crescer achando que beijar alguém do mesmo sexo é normal mas isso não é nem um pouco normal,  estamos num mundo em que a tv influencia até na nossa sexualidade, de uma forma impropria, pois se continuar assim daqui a algum tempo passaram cenas de sexo explicito para todos verem, no intuito de "ensinar", por favor né, todos aqui dessa sociedade ja somos muito bem ensinados. Mas o que nem percebemos é que estamos engolindo isso pouco a pouco, e os resultados virão no futuro, quando um filho chegar para o pai ou a mãe e falar "hoje eu beijei meu colega, igual eu vi ontem na tv". Acredito que nem preciso salientar mais nada.

Leticia C. C. Robertt

quarta-feira, 30 de abril de 2014


Minha escola, minha casa

Minha escola, minha vida.
Casa de tantos sonhos.
Histórias e mais histórias.
Sonhos muitos sonhos.

Minha escola, minha praça.
Minha praça das brincadeiras
Palhaçadas e palhaçadas
Risadas e mais risadas

Minha escola, meu sorriso.
Casa das minhas melhores vivencia
Sorrisos e mais sorrisos
Felicidade de criança

Minha escola, meu olhar.
Lugar onde aprendi mais que amar
Aprendi a respeitar, desenvolver a sabedoria.
Com esse brilho no olhar

Minha escola minha casa
Lugar onde jamais quero deixar
Família esperança
A ti sempre vou amar.

Consumo de drogas legais e ilegais mata 8 mil pessoas por ano no País

Levantamento em sistema do Datasus mostra que álcool, fumo, psicotrópicos e cocaína tiraram a vida de 40 mil brasileiros entre os anos de 2006 e 2010


Pablo Pereira - O Estado de S. Paulo



Mudanças

             Hoje em dia é possível ver as mudanças que aconteceram na nossa sociedade. Mas o problema é que nem todas mudanças foram positivas, podemos notar as mudanças no criamento das crianças e vemos o reflexo de uma má criação. Hoje em dia vemos jovens respondendo pais, brigando com eles, e até mesmo em alguns casos matam os próprios pais então a gente tem que se perguntar o que esta acontecendo? Onde esta o erro? Todos nós sabemos onde esta o erro porém nem todos querem abrir os olhos para ver esses erros. Muitas vezes os jovens tem uma criação onde os pais ensinam desde pequenos a brigar e muitas vezes acham bonito vendo o filho de 2, 3 anos brigando ou falando palavrões e muitas vezes até dando nos próprios rostos dos pais. Já é possível imaginar como essas crianças vão crescer, sem respeito nenhum por quem os criou.
            Na minha opinião quem tem que mudar na maioria das vezes são os pais, então: Pais desde Brasil  se vocês querem um bom filho, deem e eles uma boa criação. Fica a dica. 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

A Importância do Diálogo

A Importancia do Dialogo

Dialogo? O que definir como dialogo, apenas a conversa, troca de opiniões. Dialogo vai além de so uma conversa, conversar todo mundo sabe, mas sobre o que?
Hoje em dia esta cada vez mais extinto o dialogo entre pais e filhos, algo que ajuda muito no desenvolvimento não apenas físico mas também no desenvolvimento de conhecimentos, mas espera  pouco conhecimento não se aprende na escola?
O conhecimento se inicia dentro de casa com os pais, pois elea tem autoridade de tocar em assuntos como sexo, drogas, bebidas etc.
Quem melhor que eles para nos alertar dos riscos da vida, quem melhor que eles para abrirem nossos olhos para armadilhas, mas esta ai um grande desafio, por que os jovens de hoje em dia acham que sabem mais que seus pais só por que eles sabem tirar print  de uma conversa, granfe engano.
Filhos não respeitam mais seus pais, nem para um simples dialogo. "A vida é minha". Tipica frase que geralmente os pais escutam fe seus filhos.
E o dialogo, algo tão importante, que esta cada vez mais precario, fico me perguntando, "E se ouvesse mais diálogo, sera que teria menas meninas gravidas, ou menos viciados, ou até mesmo  menos jovens mortos em acidentes de trânsito por motivos de alcoolismo?". Diálogo, será que se tivesse mais dialogo as coisas seriam diferentes.
Leticia Cardoso